Quem trabalha com marketing digital há algum tempo, certamente, já ouviu falar sobre o tal do lançamento semente.
Lançar um produto, seja através da internet ou de outros meios, envolve alguns passos quase que obrigatórios, e que você poderá conhecê-los neste artigo.
Então, se você está pensando em criar um curso online, lançar uma consultoria, um atendimento de coaching ou qualquer outro tipo de produto, este artigo foi feito para você.
Eu vou detalhar o que você precisa fazer para garantir que o seu lançamento semente tenha excelente resultados. Esse é um artigo obrigatório para os “marinhos de primeira viagem”.
Vou contar os bastidores e os segredos para que o seu primeiro lançamento seja um sucesso.
O Que é Um Lançamento Semente?
Um lançamento semente nada mais é que o primeiro lançamento de um produto, ou seja, uma forma de você mostrar para o mercado o que você tem a oferecer.
Falando agora de uma maneira mais técnica: o lançamento semente é uma estratégia de marketing que visa testar a receptividade do mercado para determinado do produto.
Uma diferença que existe do lançamento semente, para outros tipos de lançamento, é que ele é feito mesmo que você ainda não tenha o produto pronto.
Fazendo uma analogia: você estará vendendo a árvore mesmo tendo apenas a semente.
Se as pessoas comprarem essa semente é porque você pode, sem dúvida alguma, ter segurança de que vale a pena plantar essa árvore.
Essa tática vem sendo muito usada através da internet por meio da criação de uma audiência por e-mail,e posteriormente uma oferta de um produto.
O interessante dessa tática é que você rentabilizar o seu negócio mesmo ser ter um produto ainda completamente pronto.
Além disso, o valor pago por seus clientes vai permitir que você possa investir em tecnologia ou outros pontos necessários para o desenvolvimento daquilo que você vai entregar posteriormente.
Em outras palavras, o seu cliente é quem está pagando o desenvolvimento de um novo produto.
Bom, agora que deu para entender como funciona de forma resumida um lançamento semente, é hora de ver o passo a passo para aplicá-lo na prática.
Como Fazer um Lançamento Semente: Encontre um Problema
Todo negócio nasce com o mesmo objetivo: ajudar a melhorar a vida das pessoas.
Então, para fazer um lançamento semente, você precisa encontrar algum problema que as pessoas tenham, e posteriormente, a solução para ele.
Claro que muita gente, que trabalha com infoprodutos principalmente, costuma fazer o processo o inverso.
É natural pegar um conhecimento ou uma habilidade que você já possui, e tentar transformar isso em algo que possa ser vendido para as pessoas.
Essa é uma estratégia válida desde que você pesquise e descubra como esse conhecimento pode ser “empacotado” em algo que solucione uma grande dor de determinado público alvo.
Suponha que você é seja um coach de relacionamentos. Você precisa, para fazer o seu lançamento semente, escolher um problema e criar uma solução para o mesmo.
Nesse caso, poderia ser um treinamento para mulheres que se separam recentemente e que não estão mais acostumadas vida de solteira.
Esse é o problema que você quer resolver, essa é sua “semente”, digamos assim.
Como Fazer um Lançamento Semente: Construa a Sua Lista
Para fazer o seu lançamento semente você precisa ter uma lista de pessoas que potencialmente podem comprar de você.
Neste segundo passo você já sabe a dor que vai resolver.
Agora, é preciso encontrar pessoas que estejam precisando da resolução do problema que você pretende solucionar.
Através do marketing digital a forma mais barata e confiável de fazer isso é por meio da construção de uma lista de e-mails.
O que você vai fazer é atrair as pessoas para a sua lista. A forma que você vai fazer essa atração varia, mas o caminho mais escolhido, na maioria das vezes, são os anúncios no Facebook.
Voltando ao exemplo anterior, você pode criar um anúncio convidando o seu público alvo a baixar gratuitamente um e-book sobre formas de superar uma separação.
Para baixá-lo, as pessoas terão que entrar para a sua lista de e-mails.
Assim, dentro de pouco tempo, você terá um grupo que pode ser de 100 ou 1000 pessoas que podem comprar de você.
Cito o número de 100 a 1000 porque essa pode ser uma boa métrica para você.
Se a sua lista tiver menos de 100 leads, é provável que você não vai ter um grande resultado.
Por outro lado, ter mais de 1000 pessoas dentro da lista significa um investimento alto que, a maioria dos empreendedores, não está disposto a fazer em um primeiro momento.
Por isso, podemos estabelecer um tamanho de lista ideal para o lançamento semente entre 100 e 1000 pessoas. Feito isso, é hora do próximo passo.
Como Fazer um Lançamento Semente: Faça a Oferta
Você agora já sabe quais são os problemas da sua audiência, e já tem uma lista de clientes potenciais.
Agora, é o momento de fazer a venda, e concluir o seu lançamento semente.
Para isso, você vai criar toda a sua comunicação de vendas através das técnicas de copywriting.
Veja bem: a parte do marketing é feita antes mesmo de você ter o produto pronto.
A ideia é saber se, de fato, as pessoas se interessam realmente pela solução desse problema.
Nesse momento você já pode começar a criar o seu produto, mas ele não precisa estar pronto, necessariamente. Veja aqui: como criar uma oferta irresistível.
Você pode fazer um lançamento semente de diversos formatos. Pode ser através de:
- Uma série de vídeos;
- Um Webnário;
- Uma sequência de e-mail marketing;
- Um vídeo de vendas ou página de vendas.
- Uma carta de vendas.
A grande maioria dos lançamentos sementes são feitos através de webnários, pois dessa forma você tem um contato ao vivo e direto com as pessoas.
O webnário gera uma conexão com o público, e traz ainda uma série de vantagens.
Normalmente esses encontros ao vivo duram pelo menos uma hora. Isso significa que o seu prospecto vai ter acesso por mais tempo a sua comunicação, e dessa forma, aumentam as chances dele ser realmente convencido.
Além disso, por ser algo ao vivo, você controla a jornada de compra dos usuários.
Se você mandar um e-mail para a sua lista, por exemplo, eles podem ler apenas o começo, ou então ir pulando partes dos textos.
Assim, quando eles leem o preço do seu produto no e-mail, pode ser que eles não tenham passado pela jornada de persuasão que você planejou.
Em um webnário, no entanto, as pessoas não têm como pular o vídeo já que se trata de algo ao vivo.
Dessa forma, ela vai passar por todo o seu processo de convencimento.
Claro que se você não quer fazer um webnário, mesmo assim, você pode ter excelentes resultados.
O formato de entrega da oferta não é o fator mais importante para o resultado do seu lançamento semente.
O Que Acontece Ao Fim Do Lançamento Semente?
Ao seguir esses três passos você chegou ao fim do lançamento semente, e tem um resultado em suas mãos.
Se a sua oferta converteu — gerou vendas — está na hora de correr atrás para entregar a solução para os seus clientes.
Se o seu lançamento semente não teve resultados é porque, provavelmente, você errou alguns desses passos.
Talvez você não tenha encontrado algo que realmente fosse um problema para as pessoas. Ou então, o público que você alcançou não era adequado a sua oferta.
Há ainda muitos casos que faltou apenas trabalhar melhor a oferta para criar algo realmente persuasivo.
Qual é o Segredo Para Ter Grandes Resultados com o Lançamento Semente?
Não importa a qualidade do seu produto, ou a sua capacidade de investimentos.
Na verdade, quando se trata de lançamentos sementes, há dois fatores primordiais: boa oferta e público alvo adequado.
Somente isso é que vai te permitir alcançar resultados como 6 dígitos de faturamento.
Você precisa ter uma boa comunicação de vendas, ou seja, você precisa criar um marketing persuasivo para que as pessoas sejam realmente convencidas a comprar.
Agora, não adianta ter uma boa oferta, se você não atingir o público adequado.
Voltando ao exemplo anterior, se você tem um programa online que ajuda mulheres separadas a darem a volta por cima, se dentro da sua lista de e-mails tiverem somente mulheres casadas, elas, provavelmente, não vão comprar de você.
Se você tem dúvidas sobre como construir uma oferta de vendas dentro do seu lançamento semente, ou então, não sabe como encontrar o público alvo adequado, eu tenho um recado para você.
Eu posso, pessoalmente, ajudar você no seu lançamento semente.
Tenho tido excelentes resultados como copywriter e posso colocar o meu conhecimento a sua disposição para que você possa fazer um grande lançamento.
Juntos podemos estruturar cada passo do seu lançamento semente.
Qual será a sequência de e-mails, o script do seu webnário e outros elementos para garantir uma avalanche de conversões.
Se esse é sua primeira tentativa com a internet, não há nada melhor do que começar com o pé direito e já ter excelentes resultados.
Para entrar em contato basta clicar no link abaixo, e preencher um curto formulário. Estou te esperando!
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