Técnicas de Copywriting: 6 Segredos Para Você Criar Textos Persuasivos

O futuro de qualquer negócio online que não utiliza técnicas de copywriting está bem ameaçado.

Conquistei sua atenção?

Bom, o que eu acabei de usar foi uma das várias técnicas de copywriting que você vai conhecer ou rever dentro deste artigo.

Leia até o final e conheça os principais segredos para atrair e converter visitantes em clientes através de textos.

O que você vai ver aqui pode significar, em pouco tempo, um aumento nas suas conversões, e por consequência dos seus ganhos.

Pode significar aumento no seu ROI, uma taxa maior de cliques, e uma audiência cada vez mais responsiva.

Chega de enrolação e vamos para este rico conteúdo sobre técnicas de copywriting e sobre como criar textos persuasivos.

1-  Técnicas de Copywriting: Não Venda o Seu Produto 

“O melhor curso do mercado”, “São mais 200 aulas em vídeo divididas em 7 módulo”, “ O software com a melhor tecnologia do Brasil”.

O que essas três frases possuem em comum? Todas elas estão nitidamente tentando enaltecer um produto. 

É exatamente nisso que elas estão errando.

Por quê?

Porque ninguém quer saber do seu produto.

As pessoas querem saber de resolver seus problemas, acabar com suas dores, conquistar seus desejos e alcançar seus sonhos.

Seu produto pode fazer isso por elas? Então fale sobre isso.

Fale sobre os resultados dos seus clientes, dos benefícios que a pessoa vai ter, e da transformação que ela vai alcançar quando fizer a compra.

É claro que algum momento você vai falar do seu produto, mas sempre com o foco naquilo que ele pode fazer, e não no que ele é.

Assim vai ficar muito mais fácil criar textos persuasivos.

Portanto, uma das técnicas de copywriting que não podem ser ignoradas é o foco no benefício, e não no produto.

2- Técnicas de Copywriting: Não Seja Chato 

Você já começou a ouvir uma palestra, e rapidamente começou a pensar em outras coisas por que o orador falava termos técnicos demais deixando o discurso cansativo?

Já se interessou em um produto, mas acabou desistindo da compra por que a carta de vendas era muito repetitiva e cansativa?

Já viu um discurso político e percebeu que estava ouvindo alguém falar sem chegar a lugar nenhum?

Todas essas situações se assemelham em um ponto: são comunicações óbvias, e que por isso, se tornam chatas e desinteressantes.

Não sei se essa é exatamente é uma das técnicas de copywriting, mas com certeza, é uma dica muito importante: um texto persuasivo não pode ser um texto chato.

Então, na hora de escrever qualquer texto, sempre tente tirar as repetições desnecessárias.

Além disso, cuide para evitar jargões que estão muito “batidos”, e frases que são tão genéricas que não dizem absolutamente nada.

Uma boa técnica de copywriting é sempre escrever pensando em fazer as pessoas lerem a próxima linha do seu texto ou então assistir os próximos segundos do seu vídeo.

Assim, a cada frase que você escrever, você pode fazer a pergunta: será que o público vai se sentir motivado a continuar lendo ou assistindo esse texto?

Caso a resposta seja negativa, está na hora de fazer algumas alterações no seu texto persuasivo.

3- Técnicas de Copywriting: Prenda a Atenção das Pessoas

Essa é uma das técnicas de copywriting que complementa a segunda deste texto.

Além de não ser chato, você precisa utilizar outras estratégias para manter a atenção das pessoas.

Só assim você pode fazer a venda.

Imagine que o objetivo deste texto fosse vender para você algum serviço ou produto.

Nesse caso, se você tivesse fechado a página logo depois do primeiro paragrafo, obviamente, a venda não se concretizaria.

Mas como fazer para prender a atenção das pessoas? Essa é uma daquelas perguntas que normalmente todo copywriter profissional está se fazendo  o tempo todo.

É o primeiro passo de qualquer copy, pois você não pode converter sem atenção, assim como, você  não pode chegar ao último degrau da escada sem passar pelo primeiro.

Respondendo a pergunta: para prender a atenção das pessoas é fundamental entender quem é o seu público alvo, pois é isso que vai direcionar a sua comunicação.

Vou dar um exemplo para que fique mais claro o que estou falando.

Um adolescente pode assistir a horas de vídeos de seus youtubers favoritos.

Os pais desse jovem, ao tentar assistir ao mesmo conteúdo, provavelmente, não irão prestar atenção por mais do que alguns minutos na tela.

A razão para isso? Aquele conteúdo simplesmente não foi feito para eles.

A partir do momento que você conhece o público alvo, você sabe o que ele quer, e o que ele não quer. Assim você pode usar diversas técnicas de copywriting para prender sua atenção.

Veja agora algumas das técnicas de copywriting para prender a atenção das pessoas

Técnicas de Copywriting: Prendendo a Atenção Com Textos Persuasivos

Uma boa estratégia é criar uma promessa que tenha a ver com a dor sentida pela sua persona.

Você pode falar dos exatos problemas que ela sente, e daquilo que ela quer conquistar.

Além disso, outra tática poderosa é você deixar perguntas e, muitas vezes, até espécies de charadas no ar. 

Seria mais ou menos algo do tipo: “Neste vídeo vou te contar por que uma bicicleta com os pneus furados pode ser o grande segredo para você passar em um concurso público”.

Esse é só exemplo, e até onde eu sei uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Porém, quem está assistindo a um vídeo como esse, e quer passar em concursos públicos, querendo ou não, acaba prestando atenção.

Outra forma de deixar as pessoas vidradas nos seus textos e vídeos é através de histórias, mas essa é uma das técnicas de copywriting que vai receber um capítulo só para ela.

4- Técnicas de Copywriting: A Importância de Contar Histórias

Uma história — desde que bem contada — é uma das chaves para prender a atenção das pessoas.

Costumo dizer que a indústria de história é uma das maiores do mundo, afinal, são filmes, séries, novelas, livros, peças de teatro e muitos outros produtos que, em diferentes formatos, contam histórias.

Além da ficção há também matérias jornalísticas e documentários que estão basicamente contando histórias reais.

Ou seja, as pessoas passam boa parte de suas vidas ouvindo histórias.

Portanto, a única conclusão que se pode chegar é: conte histórias durante a sua copy.

Outro ponto interessante a respeito dessa técnica de copywriting é que uma história gera conexão com as pessoas, principalmente, quando os dilemas enfrentados por quem está falando são os mesmos de quem está ouvindo ou lendo aquilo.

Se você tem problemas para emagrecer e ouve alguém contando que sofre do exato mesmo problema, é natural acontecer uma identificação.

Ela gera confiança, e te aproxima da venda do seu produto.

Portanto, sempre conte histórias.

Essa é uma das técnicas de copywriting que não podem ser deixadas de lado em praticamente nenhum  momento.

5- Técnicas de Copywriting: Converse com As Pessoas

A internet possibilitou que qualquer pessoa ou empresa se comunicasse com milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Esse alcance representa um potencial lucrativo imenso, mas também, pode ser um tiro no pé se você não tiver o auxílio de boas técnicas de copywriting.

Sem elas, sua comunicação pode se tornar artificial, e pode transparecer que o narrador do vídeo está apenas lendo um roteiro ou que o texto é apenas um “Ctrl c + Ctrl v”.

Essa não é a intenção de uma boa copy.

O ideal é que o script da sua carta de vendas, ou de qualquer outro texto, dê a impressão de que se está tendo uma conversa, cara a cara, com quem está do outro lado da tela.

Assim você pode falar com várias pessoas ao mesmo tempo mantendo uma pessoalidade que vai te permitir fazer muitas vendas.

E como se pode fazer isso? O primeiro passo é uma comunicação direta, um para um.

Em nenhum momento durante este texto eu falei algo como “vocês que estão lendo este texto poderão aprender sobre técnicas de copywriting”.

A comunicação que faço é direta, é falando com você. Percebe como isso muda a sua sensação?

Além disso, para que essa conversa pareça o mais natural possível, é preciso que ela tenha boa parte dos aspectos de um bate papo normal.

Alguma vez você já falou a palavra “contudo” ou “entretanto” em um bate papo com os amigos? Então por que usar durante um texto?

Que Palavras Usar em Um Texto Persuasivo?

É importante evitar o uso de palavras complicadas ou que não são usadas no dia a dia.

Dessa forma, você consegue aproximar sua comunicação com o seu público alvo.

Quanto mais fácil e simples de ler, melhor. O ideal é que todas as suas copys possam ser lidas e entendidas por uma criança de 8 anos.

Para manter a naturalidade também é importante, muitas vezes, não seguir 100% das regras de português.

Claro que você não vai trocar o “mas” por “mais” em seus textos, mas existem certas regras não precisam ser seguidas à risca.

Por exemplo, segundo as norma da língua portuguesa não se deve começar uma frase com “mas” ou “me”.

Porém, na minha visão, não há um grande problema nisso, pois as pessoas falam assim no dia a dia.

Outra tática interessante é fazer perguntas. Toda vez que te faço uma pergunta você se sente na obrigação de pelo menos tentar encontrar uma resposta na sua mente.

É assim que funciona ou estou errado?

6- Técnicas de Copywriting: Dê um Comando Para as Pessoas

Essa é uma das técnicas de copywriting que, se ignoradas, podem jogar no lixo todo um trabalho.

Se você não der um comando, as pessoas não vão fazer aquilo que você quer. Isso é pura lógica.

Esse comando pode ser chamado de convite, pedido, ordem ou qualquer outro termo que for adequado.

Normalmente chamamos isso de CTA (call to action/ chamada para ação)

O importante é que você deixe claro o que as pessoas devem fazer, ou seja, diga a elas para clicar no botão, no link, para preencher o formulário ou para compartilhar o post.

Geralmente a chamada para ação deve ser feita no fim da sua comunicação, pois é normalmente neste ponto que o público passou pelo processo de persuasão e está convencido a obedecer o seu comando.

Isso não impede, é claro, de você dar vários comandos em momentos diferentes. Isso deve, inclusive, aumentar suas conversões.

Agora que chegamos ao fim deste texto e te apresentei algumas técnicas de copywriting, está na hora de seguir exatamente aquilo que o texto diz: utilizar técnicas de copywriting.

Se você quer aprender técnicas avançadas de copywriting eu tenho uma excelente indicação.

O Livro O Poder Do Copywriting reúne, basicamente, tudo o que você precisa saber sobre como persuadir e vender. 

É um verdadeiro guia para criar textos que vendem. 

Você vai entender no livro quais são as motivações de compra de qualquer pessoa, qual a jornada do consumidor, como encontrar mercados milionários e transformar seus textos em máquinas de atrair clientes.

Também vai ver como você ser realmente persuasivo (sem que ninguém perceba), vender mais, e conseguir a atenção das pessoas.

O Poder do Copywriting mostra ainda os segredos para fechar uma venda através de gatilhos mentais, quebra de objeções, estruturas campeãs de vendas, e exemplos reais de textos milionários e bilionários.

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