Copywriter Profissional: O que Faz? Por que Você Deve Contratar um?

O tempo todo surgem novas profissões, e formas de trabalhar de acordo com as mudanças tecnológicas e da sociedade.

Esse, no entanto, não é o caso daqueles que atuam como copywriter profissional.

O copywriter é o profissional que trabalha com técnicas de copywriting.

Ou seja, é quem produz textos persuasivos que possuem, principalmente, o objetivo de gerar vendas.

Esse modelo de publicidade existe desde que os primeiros anúncios em jornais foram criados.

Claro que ao longo dos anos foram se acrescentados novas técnicas para cada vez mais criar-se textos com alto poder de conversão.

Boa parte das estratégias, no entanto, já existem há muitos anos — principalmente nos Estados Unidos.

No Brasil, o copywriter profissional acabou se tornando popular depois que surgiu a internet

Com os meios online de divulgação, começou a surgir uma demanda muito maior pela escrita de textos para vendas diretas.

Além disso, começaram a surgir cursos e materiais sobre o assunto.

No momento em que este artigo está sendo escrito, o copywriter profissional é cada vez mais disputado e valorizado pelo mercado.

A maioria dos empreendedores já sabe que um especialista em criar textos que vendem é um ativo que, simplesmente, não tem preço.

Neste artigo vou mostrar para você com detalhes o que faz um copywriter profissional e ainda vou contar porque você deve contratar um agora mesmo.

Está preparado? Vamos lá então!

O Que É Um Copywriter Profissional?

Um copywriter profissional é, basicamente, um especialista em copywriting.

Alguém que domina técnicas de criação de textos persuasivos e presta uma série de serviços baseados nisso.

Para se tornar um copywriter não é requerida nenhuma formação acadêmica específica.

Claro que normalmente os que escolhem essa profissão derivam do marketing, da publicidade ou da área de vendas.

Claro que é preciso ter uma facilidade com escrita, afinal de contas, o produto que entregamos é esse.

Só que, mais importante do que seguir as regras de português, é dominar outras áreas de conhecimentos.

É necessário estudar e aprender sobre:

  • Vendas;
  • Marketing;
  • Persuasão;
  • Gatilhos mentais;
  • Neuromarketing;
  • Storytelling.

Tudo isso faz parte do trabalho de um copywriter profissional.

Costumo dizer que a minha tarefa é encontrar as palavras certas que vão gerar as emoções certas.

Falo isso por que o processo de compra do ser humano é emocional, e faz parte do nosso trabalho, portanto, gerar emoções nas pessoas.

Como você já deve ter percebido não se trata de escrever um texto bonitinho ou de destacar qualidades de um produto.

O trabalho do copywriter profissional é muito mais do que isso, e tem relação com diversos aspectos que no fim servem para eliminar as objeções dos clientes gerando vendas para a sua empresa.

O Que Faz Um Copywriter Profissional?

Aqui vou focar principalmente no que o copywriter profissional pode fazer na internet.

No entanto, é preciso destacar que nós também podemos fazer diversos textos para modelos de venda mais tradicionais.

O texto de um folder, um anúncio de jornal ou um roteiro de vendas que será usado em táticas de telemarketing são alguns bons exemplos.

No meio online as opções de serviços que podem ser disponibilizados são ainda maiores.

Veja agora alguns deles:

Carta de Vendas em Vídeo

Um dos meus principais serviços é a carta de vendas em vídeo.

Basicamente, faço o roteiro do vídeo de vendas de um determinado produto que será gravado por você ou por um narrador posteriormente.

Suponha que você vende pela internet um curso que ensina as pessoas a fazerem sua declaração de imposto de renda.

Baseado no seu produto, e no seu público alvo, o copywriter profissional vai criar um script completo que será lido por você na hora de gravar o seu vídeo.

Cada palavra dentro desse roteiro é escrita para aumentar o seu poder de persuasão.

Dessa forma, as vendas do seu produto serão muito maiores.

Página de Vendas

Todo produto que é vendido de maneira online precisa de uma página de vendas.

As lojas virtuais, em sua grande maioria, optam por falar somente as características do produto.

No entanto, quem trabalha com produtos digitais geralmente busca criar uma página de vendas mais persuasiva.

Nela devem ser destacados alguns elementos como:

  • Bônus;
  • Garantia;
  • Benefícios do produto;
  • Depoimentos de clientes satisfeitos;
  • Perguntas e dúvidas frequentes;
  • Texto sobre o criador do produto.

Artigo de Conversão

Outro tipo de texto que pode ser produzido por um copywriter profissional é o artigo de conversão. Esse tipo de texto tem com objetivo gerar conversões, e normalmente é utilizado em blogs ou mini sites.

Se você tem um produto a venda na internet ou é afiliado, provavelmente, você sabe do poder que tem esses artigos.

Uma estratégia interessante é criar reviews de produtos, ou seja, uma espécie de avaliação que acaba levando os leitores a comprar o produto.

Esse modelo também pode ser feito por um copywriter profissional.

Sequência de E-mail Marketing

Uma lista de e-mails é um dos grandes ativos de um negócio online, pois você dessa forma tem sua própria base de contatos, e assim consegue vender vários produtos para o mesmo público sem depender de anúncios ou de plataformas que você não tem controle.

Uma sequência de e-mail marketing é basicamente a criação dos textos dos e-mails que serão enviados para a sua lista.

Um copywriter profissional pode criar uma sequência persuasiva que vai aumentar suas aberturas de e-mails, seu relacionamento com a lista e, claro, suas vendas.

Advertorial

Esse é mais um texto que pode ser feito por um copywriter.

O Advertorial é o tipo de conteúdo que tende a gerar muitas conversões, pois se trata de um modelo de texto com estilo jornalístico, e que por isso gera menos objeções.

No advertorial criado por um bom copy você terá um texto que parece ser uma matéria de um portal ou blog, mas que, na verdade, está repleta de elementos persuasivos.

Artigos de Conteúdo

Como copywriter profissional o meu trabalho normalmente está voltado para criar textos que vendem, porém, para alguns clientes somente, acabo escrevendo artigos de conteúdo que são voltados para gerar informação sobre determinado assunto.

Nesse tipo de texto, normalmente, há pouca presença de técnicas de copywriting, mas elas ainda estão lá em alguns períodos como a chamada para ação — que é quando você faz o convite para o leitor tomar uma ação.

Essa chamada pode ser para que o leitor:

  • Deixe um comentário no post;
  • Baixe um e-book;
  • Leia outro artigo;
  • Conheça um produto.

Para aumentar as chances de que o leitor aceite o seu comando podem — e devem — ser usadas táticas de copywriting.

Criação de Anúncios

Uma das principais formas de lucrar na internet é por meio de anúncios em redes sociais, e outros canais como mecanismos de busca.

Esse tipo de publicidade também envolve criação textual e elementos de persuasão, portanto, é mais um serviço que pode ser realizado por um copywriter profissional.

Por que Você Deve Contratar um Copywriter Profissional?

Há inúmeras razões para que você contrate um copywriter profissional.

Veja agora somente alguns dos motivos para que esse especialista faça parte da lista dos seus prestadores de serviço.

Um Copywriter Profissional Te Poupa Tempo

Existem muitos empreendedores digitais que entendem de copy e criam os seus textos. Muitos desses e, é bem provável que você faça parte desse grupo, entendem do assunto e conseguem alcançar bons resultados.

A grande questão, no entanto, é que como empreendedor você tem várias tarefas, metas, estratégias e muitas outras coisas passando pela sua cabeça.

Quanto mais você conseguir sair da parte da execução, e focar na parte estratégica, maior será o crescimento da sua empresa.

Ao invés de perder algumas horas para escrever um artigo de conversão, por exemplo, você pode usar esse tempo para desenvolver um novo produto.

O Copywriter Profissional Pode Estudar Mais Sobre o Assunto

Como empreendedor você precisa estudar e pesquisar sobre diversos assuntos.

Você precisa entender de copywriting, de finanças, de marketing digital, de ferramentas, do nicho do seu negócio e diversos outros elementos.

Então, por mais que você se interesse pelo assunto é bem provável que a sua divisão de tempo te impeça de se aprofundar sobre escrita persuasiva.

É esse mais um motivo para você contratar um copywriter profissional: você terá textos produzidos para o seu negócio por alguém que praticamente respira textos que vendem.

O Copywriter Vive de Resultados

É difícil dizer se o trabalho de um designer foi bem feito ou não, pois o que é bonito para alguns pode não ser para outros.

Claro que alguns profissionais da área são capazes de aumentar suas vendas, mas nem sempre é possível ver resultados assim tão concretos.

Com um copywriter profissional a situação já é diferente.

O nosso trabalho é basicamente gerar resultados para os clientes.

Então, não importa se o profissional é conceituado e fez dezenas de cursos.

Na verdade, o único critério que faz a diferença para a qualidade do copywriter são os resultados que ele gera para seus clientes.

Isso te permite contratar e trabalhar com aqueles que realmente farão a diferença no seu negócio.

Como Se Tonar Um Copywriter Profissional?

O Poder Do Copywriting

Eu acredito que o copywriter é uma das profissões mais lucrativas para os próximos anos.

Através dela você ganhar milhares ou milhões de reais, todos os meses.

E uma das grandes vantagens é que qualquer pessoa pode ser um copywriter profissional. Você não precisa de nenhuma formação.

Tudo o que você precisa é de conhecimento teórico e prático. E é exatamente isso que vou te entregar no livro O Poder Do Copywriting.

Basicamente, eu resumo nele tudo o que você precisa saber antes de escrever uma copy. Para conhecer mais detalhes sobre o livro é só clicar no botão aqui embaixo.

SIM! QUERO APRENDER TUDO SOBRE COPYWRITING

 

 

 

 

 

 

 

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